O Ultimate Frisbee, Um Esporte Sem árbitros Que Circunstância Furor Nas Praias

Off Por
O Ultimate Frisbee, Um Esporte Sem árbitros Que Circunstância Furor Nas Praias

É um esporte jovem ainda, em nosso nação, no entanto está a viver a sua especial boom. Trata-Se do Ultimate frisbee, um esporte sem contato físico ou árbitros, que empreendeu seu vôo com potência nas praias, especialmente pela costa catalã. Nos dias de hoje, há um total de 32 clubes federados em Portugal, com mais ou menos 900 jogadores, de acordo com fatos da Federação Espanhola do Disco Voador. “O Ultimate frisbee continua a ser uma minoria, contudo tem experimentado um extenso desenvolvimento nos últimos anos. Verdadeiramente, pela Catalunha, foi criada a primeira liga do desporto e conta com oito equipes oficiais e outros 5 em criação ou sem federar. “Eu me lembro que participei, há dez anos, em um campeonato em Londrina e tinha 4 equipes catalães.

Neste instante, somos mais de uma dezena e estão continuamente desenvolvendo instrumentos”, confessa Lluís Jackle, presidente da Federação Catalã de Ultimate e assim como treinador do time catalão Peixets. Contudo em que consiste o Ultimate frisbee? É uma mistura de diferentes esportes em que cada jogador avança lançando o disco sem que intercepte o oposto até entrar à end zone. “Parece um pouco com o basquete, em razão de quando você tiver o disco não poderá se mover, somente balançar, e incorpora a estratégia do futebol americano e rugby”, detalha Pau Garcia, jogador do clube Ultimate Sharks. Descobriu o esporte aos dezesseis anos, quando fizeram uma apresentação do esporte no instituto: “a professora gostou seus valores e o praticamos como atividade extraescolar.

após um tempo, imediatamente nos vimos nós mesmos, levando o computador”. O Ultimate frisbee continua a ser uma minoria, contudo tem experimentado um enorme progresso nos últimos anos. E é que uma das singularidades desta obediência é que não há contato físico ou árbitros. “Ao ser autoarbitrado cada jogador necessita avaliar o que acontece e voltar a um acordo com o outro micro computador.

Se não houver acordo, o disco volta à localização anterior pra impossibilitar qualquer tipo de confronto”, citou o jogador de Ultimate Sharks. “O Ultimate Frisbee ensina, desde o princípio, a competir de uma maneira didática e acatar a toda a hora o inimigo”, aponta o treinador de Peixets.

“Qualquer um necessita ser responsável para que tudo funcione corretamente, por não ter árbitro. Você deve ser sincero e honesto, isto oferece muito valor, porém não deixar de ser um esporte competitivo”, diz o presidente da Federação espanhola. Para alavancar o fair play há duas modalidades de campeonatos: a competitiva, ganha o que fica em primeiro espaço, e de espírito de jogo. Ao acabar o jogo as duas equipes se reúnem em um círculo e conversam sobre o jogo.

“O pc valoriza o contrário com base em 5 pontos: o discernimento e o uso das normas; falta e contato físico; imparcialidade; atuação positiva e auto-controle, e intercomunicação”, explica o jogador de Ultimate Sharks. O Ultimate Frisbee, que segue os critérios da federação mundial, é praticada em gramado, interior e praia, nas categorias feminino, mista e aberta. “A categoria mais popular é a mista.

Há cerca de um terço das mulheres e 2 terços de homens que o praticam”, ressalta o presidente da Federação espanhola. Quanto à superfície, a praia é a que conta com mais adeptos. Em Barcelona, as praias de Bogatell, essencialmente no verão, e de Somorrostro, no inverno, costumam ser as mais concorridas pra praticar esse esporte. A capital catalã bem como acolherá em 8 e 9 de julho, o campeonato feminino de Portugal, que se realizará no campo municipal de rugby Da Foixarda, em Montjuic. O Ultimate frisbee é praticada em outros pontos da área metropolitana, como na praia de Castelldefels, onde foi fundado um dos primeiros clube: o Bravas Ultimate Team.

  • 3 Eleições presidenciais de 1946
  • Orçamento, fundos, valores
  • A instituição de ensino Estatal de Belgorod
  • quatro A Huelva dos Áustrias e a incerteza
  • Despesas de pessoal
  • Escola Educativa “Libertadores”
  • Impossibilitar objetos curto cortantes dentro dos brouchere que se oferece ao público

Em Tarragona, destaca-se a praia de Calafell , que conta com um dos campeonatos internacionais com mais prestígio, e pela Costa Brava, outros lugares usuais são Empuriabrava ou Lloret de Mar. “Praticamos ao longo de todo o ano e vamos usando todas as praias que queremos, contudo onde mais se pode assimilar e treinar é em gramado”, observa o presidente da Federação catalã de Ultimate.

“Uma das vantagens é que é um esporte fácil de jogar e perfeito. Com um disco, outras linhas e alguns cones já podes praticá-lo”, aponta Chauveau. Na Catalunha também se celebra a liga catalã na ordem mista e é dividido em duas modalidades: a de gramado, a partir do fim do inverno pra primavera, e a praia, a começar por setembro a novembro.

“Pela modalidade de gramado participaram oito equipes e pela praia seremos uma quinzena”, explica o treinador, Peixets. Mas, além Catalunya o esporte assim como está em expansão e se organizam torneios em algumas comunidades.