O Mistério Que Rodeia A Foto Do Air Force One Em Havana

Off Por
O Mistério Que Rodeia A Foto Do Air Force One Em Havana

Mais do que uma imagem parece um quadro pintado de azul. Não há um único ingrediente que desencaje em uma imagem que não fala, ele grita aos quatro ventos o seu sentido. O Air Force One sobrevoando o município de Boyeros segundos antes de tomar terra, no aeroporto internacional José Martí, de Havana.

Um mistério que o fotojornalista aceita comprovar. O cubano Yander Zamora Reis tomou a imagem que prontamente é considerada como uma das mais perfeitas fotos que foram feitas durante os três dias em que Barack Obama e sua família passaram em Havana.

um Fotógrafo do jornal Granma, esse santiaguero de 34 anos, que se estabeleceu em Havana hesitou alguns dias a respeito se era conveniente ou não disseminar a tua identidade. Nesse dia, trabalhava como freelancer pra agência Reuters, e passou a imagem, como sempre, com o nome genérico Stringer, que é usado pra colaboradores que por diversas razões não assinam.

A sua foi uma das primeiras imagens da viagem que chegaram às telas dos editores de fotografia dos meios de comunicação do universo. E não passou despercebida. Abriu os blogs dos principais digitais. Reuters decidiu pois retorná-la a passar, todavia afiliado a um nome. E Yander Zamora preferiu ser cauteloso e assinou com seu nome e sobrenome, Alberto Reis. Por que revela prontamente o seu nome?

“Nunca imaginei que uma fotografia minha, podia ter tanta divulgação. Você Teme que publicar o teu nome possa ter consequências em seu trabalho no Granma? “Estou seguro de que não vai ocorrer nada”, explica, ainda com a sensação de alguém que entende que conseguiu uma imagem que ficará na história.

Yander trabalhava por esse dia para a Reuters e a delegada da agência enviou ao aeroporto. Queriam que retratara o Air Force One, digno cada vez que a aeronave está com a intenção de aterrar e passa em frente a um cartaz estrategicamente colocado há anos e o que se lê em Havana. Uma imagem segura e recorrente.

Feita algumas vezes. “Não me apasionaba encomenda, todavia era o que tinham me pedido”, lembra. O fotógrafo chegou ao ponto, todavia os membros da segurança do Estado, será expulso. Apesar de seu credenciamento como fotógrafo o aconselharam de que ele estava muito perto da zona proibida.

  • Usar E pras que valem um ponto e W pra etiquetas que marcam como wikificaciones
  • um Biografia 1.1 Início
  • Depende ainda mais do que o Orçamento
  • 6 Viajar com garotas é bacana, entretanto eles devem jogar
  • 2014 Direto ao topo, (RCA).[4]

“Eu comecei a tremer”, ri. Para mover-se, por esse dia, a Reuters havia contratado os serviços de um motorista que pensa Yander na cidade. Teve a sorte de que o motociclista vivia em Boyeros, o município em que está localizado o aeroporto, e ajudou-o a buscar o trajeto que sobrevoam as aeronaves, antes de aterrar.

Mas não foi fácil. “Eu andei mais de duas horas. E perguntei pra um monte de gente. Os aviões mudam de rota, necessita ser o vento que nunca acessam pelo mesmo site. O caso é que, ao final, tive a sorte de que estava em um cruzamento ideal no momento em que chegaram os dois primeiros aviões que abriam passagem pra comitiva da aeronave presidencial”. Um cruzamento com todos os itens.