Edição De Quinta-Feira, 12 De Agosto De 1897, Página 8
Página 8.-12 Agosto i8g7. MEU,fl,”il O de Barcelona, e o de Cadií, vapor capitão , para Porta Bloco e Batean” , eon tzaabordo chaleira PíogTMO, Bolo se animais de carga basta o dia S. O o 0 de Agosto de Londrina, vapoi AIiFOXTSO TCIH, eapit&s Goror – do, para Corulla, Havana e Tsraorus.
MmiU curca fewriw o dia 21 Linha de Filipina”, 14 de Agosto de Barcelona, vapor P SATJt&STBSTJl, capitão Tomasi, para Port-Said, Aden, Colombo, Blntrapoore e Manila. Ke W admite “uga véspera ou ante-rispe” dá a saída. Servidos de África.—Linha de Merrueoos Bl 0 de Agosto de Baroeloca, vapor, M !
“•” V admitindo ambos careá e passageiros. •são nasta das 11 da manhã do dia de saída. Cüiirse Confisnatariost Bees. Basad” r SoMsoea, FUuta Paluoio, S”—Xeletono 708 ÜP DE Wm MEES DE BE SEVILHA BrwÍQÍo ñjo e semanal estoque Cancacrona, Valono! “, AUoanta, Oartearana, aiatrts. Malaia 0á”l”,Savllla,Bu9lva, Ylgü, Cari-il, Corulla, Qijón, Samanaer, Mlaa.0 •”& A”bastiláu, iViSHJeB, Bf.rdeor, Berry&a, Siurntarijue e Havis; aalidal fixas de vapor todos os njitrcoiea e domingos, admitindo carga e nasajeros. Para Cette e Maisolla, saídas de vapor todos ios sexta-feira, admitindo eartja e passageiros. Consignatário dom Masoale OataUi, Pe,s”ou Isabel II, num.
- Página 1 de 13
- Felipão diz que o Uruguai é o pc
- Mensagens: 9.564
- setenta e cinco Feliz aniversário
Quando a soma era primordial, o tutor de casada protegia, diversas vezes por intervenção de uma hipoteca especial, o grego ἀποτίμημα, apotímêma: um bem imobiliário foi empenhado, como compensação, empenho evidenciado por um horos. A ausência de restituição do dote, a terra era recuperada. O divórcio de iniciativa da mulher não deveria normalmente ser permitido: somente o tutor podes pedir a dissolução do contrato.
no entanto, os exemplos revelam que a prática existia. Assim, Hipareta, mulher de Alcibíades, pediu o divórcio, apresentando-se em pessoa perante o arconte. Os comentários de umas referências sugerem que se tratava de um procedimento normal. No Contra Onétor de Demóstenes, é o irmão da esposa, seu tutor, que introduz o pedido de divórcio. Uma estrita fidelidade era exigida da parcela da noiva: teu papel era dar nascimento a filhos legítimos que possam herdar os bens paternos. O marido, que ficou a tua mulher em flagrante crime de adultério, tinha o direito de matar o sedutor no feito. A mulher adúltera, podia ser devolvida. Segundo alguns autores, o marido enganado estaria na responsabilidade de fazê-lo, ante pena de perder seus deveres cívicos.
A filha chamada “epíclera” é a que se achava, como filha única de teu pai; não tinha nem irmãos, nem descendentes de irmãos susceptíveis de herdar. Segundo a lei ateniense, não podia herdar, mas estava “amarrado (grego ἐπι) da herança (grego κλῆρος)”.
Em resultância, deveria esposar o teu mais próximo parente: de um a outro lado dela, os bens familiares passavam ao teu marido, depois a seus filhos, os netos do falecido. As mulheres de legal família tinham como principal atividade preservar o oikos.
Eram confinadas no gineceu, literalmente “quarto das mulheres”, rodeadas de seus servos. Não se arriscavam-se fora do domínio familiar, mais do que para executar funções religiosas. Em contrapartida, as mulheres do povo colaboravam pra economia familiar, um complemento de recursos vendendo seu superprodução agrícola ou artesanal: azeitonas, frutos e produtos hortícolas, ervas (desse jeito Aristófanes, há de a mãe de Eurípides, uma vendedora de cerefólio), tecidos, etc., Os autores cômicos como os oradores testemunham a mulheres vendendo o dado de óleos perfumados, de pentes de pequenas jóias ou até mesmo de fitas. Pouco Se entende sobre isso as mulheres metecas, mas o montante do imposto que dizia: o grego μετοίκιον, metoíkion se elevava pra elas a 6 dracmas anuais, frente aos 12 pra um homem.